A escolha certa para si
Quando escolhe um colchão deverá ter em atenção as características pessoais, porque existem variados tipos de colchões, mais ou menos adaptados a si.
Fatores importantes a ter em atenção na escolha do colchão:
- Peso corporal.
- Altura da pessoa.
- Posição preferida de sono.
- Existência de problemas de coluna ou dor de costas.
- Preferências pessoais
Características do colchão
Colchões com molas de aço: este tipo de colchões oferecem uma boa elasticidade, firmeza e boa ventilação. Para que vive em regiões quentes ou transpira muito os colchões de molas, são mais adequados.
Colchões de espuma de latex: são especialmente adequados a pessoas que tenham alergias ou asma. É também aconselhável neste casos revesti-lo com uma capa antiácaros, que seja de fácil colocação e lavagem.
Colchões com sistemas de molas bicónicas e de molas independentes (molas ensacadas): têm a vantagem de permitir diferentes zonas ergonómicas, através da variação da rigidez do aço com que são fabricados. Com as molas sem-fim, não se consegue obter estes resultados.
Colchões de molas ensacadas: têm a grande vantagem de não haver transmissão de movimento entre molas, sendo muito confortáveis especialmente quando o(a) seu(sua) companheiro(a) se mexer muito enquanto dorme.
Materiais
Espuma
Produzido em poliuretano ou poliéster, de acordo com a densidade da espuma ou do ar injetado nas suas células, obtém-se uma maior ou menor elasticidade, densidade robustez do colchão.
O colchão de espuma oferece um bom isolamento térmico, este é bom para o inverno, mas pode tornar-se muito quente no verão.
Molas
O colchão de molas é formado no seu interior por uma rede de molas que oferecem e garantem elasticidade e robustez. Geralmente, com o tempo e o uso tendem a perder elasticidade, gerando deformações e perda de altura.
O colchão de molas tem uma melhor ventilação quando comparado com os colchões de espuma e látex, sendo por isso mais adequados a climas quentes.
Látex
O colchão de Látex é composto por um núcleo de borracha natural ou sintética. Este também oferece uma excelente e eficaz absorção da energia dos movimentos do corpo, indicado para pessoas que se mexem muito.
A perfuração verificada na espuma permite uma melhor ventilação e regulação da firmeza. Também oferece uma boa adaptação ao corpo através da distribuição da pressão do peso de forma uniforme.
Tendem a ser quentes no Verão.
É uma excelente opção para pessoas com alergia respiratórias e asma.
Nota: podem existir pessoas com alergia ao látex.
Ortopédicos
Os colchões ortopédicos são tendencialmente fabricados com gel ou espuma viscoelástica. Tem uma excelente adaptação ao corpo, oferecendo uma excelente distribuição da pressão o que ajuda a evitar feridas em doentes acamados.
Dimensões do colchão
Para se ter um sono e um descanso de qualidade, a dimensão do colchão também conta. O ideal é haver um comprimento e uma largura de mais 20 ou 30 cm do que a dimensão do corpo.
Existem colchões com dimensões padronizadas e dimensões personalizadas.
Algumas medidas standard:
Uma pessoa: colchão simples – 80/90cm largura x 190/200 cm altura; colchão corpo e meio – 120 cm largura x 190/200 comprimento.
Duas pessoas: Colchão de casal – 140/170 cm largura x 190/200 cm comprimento.
Colchões Personalizados: Podem ser fabricados com dimensões desejadas pelo cliente.
Altura do colchão: Embora os colchões com 21 cm de espessura oferecem um bom nível de conforto, é aconselhável a escolha entre os 23 e 30 cm, para se conseguir obter a melhor relação de conforto.